Fluminense, Palmeiras, Botafogo e Flamengo chamaram a atenção do mundo do futebol e também de pesquisadores. Assim, uma empresa de inteligência esportiva, a Twenty First Group, apontou que a liga brasileira é a sexta melhor e a segunda mais equilibrada do mundo.
“Atualmente, classificamos a Série A do Brasil como a sexta melhor liga do mundo, então esperávamos que os quatro times brasileiros fossem competitivos antes do torneio”, disse Aurel Nazmiu, Cientista de Dados Sênior do Twenty First Group, ao The Athletic.
Uma publicação compartilhada por Jornal dos Sports (@jornal.dos.sports)
Análise feita pela empresa
Assim, o grupo fez uma análise sobre a desigualdade no futebol a partir da realidade das ligas de vários países. Além disso, um dos fatores levados em conta é o econômico, usado para entender o nível de competitividade das equipes e a qualidade dos campeonatos.
Desse modo, o Brasileirão ficou atrás da Premier League, LaLiga, Bundesliga, Série A e Ligue 1. Em competitividade, atrás apenas da MLS.
Estudo calcula a força da liga com base na colocação média de cada clube
Além disso, a Twenty First Group se baseia em um modelo que calcula a força de uma liga com base na colocação média de cada um dos clubes. Assim, a colocação é determinada por um algoritmo que classifica os times de futebol no âmbito mundial.
Dessa forma, o Brasil conquista uma boa colocação porque a pesquisa entende que não há uma distância tão grande de times como Palmeiras e Flamengo para o Juventude. A compactação determina o alto nível de competitividade.
A liderança da MLS se deve ao sistema de teto salarial que aplica, já que tem investimentos próximos entre as melhores e piores equipes.

