Clubes se organizam para criação da Liga Brasileira de Futebol – confira

Redação

julho 2, 2025

Apesar de a temporada 2025 está na metade, os clubes brasileiros já estão pensando no futuro do Campeonato Brasileiro. Desse modo, o torneio não deverá ter mais a interferência da CBF.  Isso porque, as equipes se aproximaram de um acordo para a criação da Liga Brasileira de Futebol.

Segundo informações do Estadão, o documento com todas as diretrizes da nova liga já está nas mãos dos executivos da Libra (Liga do Futebol Brasileiro) e da LFU (Liga Forte União), aguardando apenas a assinatura. No papel, consta que o Brasileirão 2026 ainda será gerido pela CBF. No entanto, a partir de 2027, 40 clubes das Série A e B do futebol brasileiro comandarão o “novo Brasileirão”.

CBF deseja implementar fair play financeiro em 2026, afirma presidente da comissão – Jornal dos Sports – Tudo sobre o mundo do esporte

Nova Liga comandará a arbitragem?

Assim, a Liga será responsável também pela arbitragem, que é alvo de críticas constantemente. A ideia inicial é que a CBF auxilie nesse quesito, no entanto, o objetivo é que os clubes se tornem independentes no futuro. Há também o plano de criação de um fundo para investir nos juízes, tanto em tecnologia quanto em pessoal. Já o calendário do futebol também será mudado, passando pela redução dos estaduais.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jornal dos Sports (@jornal.dos.sports)

Criação de liga não é novidade

A criação de ligas para organizar os campeonatos nacionais não será de exclusividade no Brasil. Isso porque, na Inglaterra, quem gere o Campeonato Inglês é a Premier League, e não a federação local. O mesmo acontece na Espanha, com a LaLiga, e na Itália, com a Série A. Assim, caso a ideia saia do papel, o Brasil se juntará às potências europeias.