Zico sugere criação de museu do futebol do Estado do Rio ao presidente da Alerj

Redação

outubro 15, 2025

Ídolo do Flamengo, Zico recebeu homenagens da Alerj, onde ganhou uma medalha e uma placa.Assim, durante o evento no Palácio Tiradentes, onde ocorreu a celebração dos 75 anos do Maracanã, o ex-jogador defendeu a criação de um museu sobre o futebol do Rio de Janeiro.

Zico pede criação de museu

Em conversa com Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj, Zico sugeriu a criação de um Museu do Futebol do Rio para que a importância do futebol para a cultura e a identidade nacional do brasileiro sejam preservadas.

O Galinho ainda destacou a necessidade de manter a memória dos grandes jogadores, times e torcidas do Rio. Bacellar acolheu a ideia, anunciando a elaboração de uma Indicação Legislativa sobre o tema.

Viajei para muitos países e vi grandes jogadores estrangeiros falarem do sonho de jogar no Maracanã. Nosso futebol é gigante e merece mais reconhecimento. A cultura precisa de um local que seja aberto para toda a população para contar essa parte tão importante da nossa história. Vamos parabenizar e eternizar aqueles que se esforçam para manter a memória do esporte viva”, declarou Zico.

Desse modo, segundo Bacellar, além da Indicação Legislativa, ele pretende articular com o Governo do Estado uma forma de estruturar o museu:

Esta Casa ouve a voz do povo e um pedido desse é uma ordem”, declarou. Na ocasião, o presidente da Alerj homenageou Zico, maior artilheiro da história do Maracanã, com uma medalha alusiva ao aniversário do estádio e uma placa em homenagem a ex-jogador. “Ele deu muitas alegrias para o nosso povo, que muitas vezes se desconecta dos problemas cotidianos para sentir a emoção que o futebol traz. Com sua conduta exemplar, Zico inspirou valores para muitas gerações”, complementou o parlamentar, que é torcedor do Flamengo.

Homenagens a Zico

Assim, Zico recebeu a homenagem com emoção: “Eu tinha duas casas, a que morava e o CT do clube. Vivi lá os melhores momentos da minha carreira”, lembrou.