Vasco oficializa acordo com dupla Fla-Flu para uso do Maracanã

Redação

abril 7, 2025

Vasco, Flamengo e Fluminense formalizaram nesta segunda-feira (7) um acordo que garante ao Cruzmaltino o direito de mandar jogos no Maracanã até o fim de 2026. A iniciativa foi tomada tendo em vista a previsão de obras em São Januário nos próximos anos.

Com o novo entendimento, o Vasco passa a integrar o consórcio responsável pela gestão do estádio — hoje composto por Flamengo e Fluminense — e, embora não participe da concessão oficial junto ao Governo do Estado, terá os mesmos benefícios comerciais dos clubes que já administram o Maracanã. Na prática, o clube de São Januário terá mais autonomia em seus mandos de campo e poderá explorar o estádio de maneira mais vantajosa.

O acerto é visto com bons olhos pelos três lados. O Flamengo, que detém 65% da gestão atual, confirmou o acordo e avaliou positivamente a inclusão do rival. O entendimento também busca colocar um fim nas disputas judiciais envolvendo os clássicos, especialmente entre Flamengo e Vasco, que se arrastam nos últimos anos. O objetivo é profissionalizar a relação entre os clubes e ampliar as receitas.

O clássico entre Flamengo e Vasco, marcado para o dia 19 de abril, pelo Campeonato Brasileiro, já está inserido nesse novo acordo, e não será transferido para São Januário, como chegou a ser cogitado.

Nos termos firmados, o Vasco poderá realizar entre quatro e oito jogos por temporada no Maracanã, além dos clássicos, entre 2025 e 2026. A quantidade de partidas dependerá do calendário da CBF e da participação do clube em competições internacionais, como a Copa Sul-Americana. A estimativa é de que o clube utilize o estádio em até 19 jogos por temporada.

Além disso, o Vasco terá liberdade para personalizar o Maracanã com suas cores, iluminação e identidade visual em dias de mando, reforçando o clima de “casa” para seus torcedores. A comercialização dos ingressos também será responsabilidade do clube.

A única pendência envolve a receita dos bares e serviços, que atualmente pertencem ao consórcio e têm valores adiantados. Esse ponto ainda será discutido entre as partes. Outro avanço importante é que a taxa repassada ao Governo do Estado por jogo — que anteriormente era mais cara para o Vasco — agora será igual à de Flamengo e Fluminense.

O acordo, no entanto, vale apenas para partidas do Campeonato Brasileiro. No Campeonato Carioca, os clássicos continuarão sendo definidos caso a caso, especialmente porque há possibilidade de jogos fora do Rio de Janeiro.