Na atual temporada o Vasco não tem vivido um bom momento jogando em São Januário. O cruzmaltino não vence como mandante no Brasileirão desde maio, quando derrotou o Fortaleza por 3 a 0 na única vitória de Fernando Diniz no estádio pela competição.
Assim, dos dez jogos disputados como mandante até o momento, com sete sendo em São Januário, um no Maracanã e dois no Mané Garrincha, o aproveitamento do Vasco é de apenas 40%, com três vitórias, três empates e quatro derrotas.
Instabilidade do Vasco no Brasileirão
Desse modo, são apenas 12 pontos conquistados dos 30 possíveis. A má fase também se reflete nos números e na história do cruzmaltino: é o segundo pior aproveitamento do Vasco na Série A na era dos pontos corridos, atrás apenas de 2015, ano do rebaixamento.
A queda de rendimento, quando comparada à temporada passada, em que o Vasco teve 61,4% de aproveitamento, é um dos fatores que explicam a instabilidade do Vasco no Brasileirão.
Assim, além dos sete jogos em São Januário, o Vasco levou outras três partidas para fora do “Caldeirão”, mas não teve sucesso: sendo derrotado pelo Palmeiras e Botafogo no Mané Garrincha e empatou sem gols com o Flamengo, no Maracanã.
Data Fifa pode ser decisiva para Diniz
Com a pausa para a Data Fifa, a expectativa é de que Fernando Diniz encontre alternativas para retomar a boa fase como mandante. Vale destacar que desde que o Brasileirão passou para os pontos corridos, o Vasco possui uma média de 53,9% de aproveitamento como mandante. Em São Januário, essa média sobre para 57,5%.
Desse modo, os próximos três jogos do Vasco em casa serão contra o Ceará, rival direto contra o Rebaixamento, e a dupla Bahia e Cruzeiro, ambos no G-4.

