Craques na escola e no futebol, alunos entre 16 e 18 anos foram selecionados para disputar a BA Cup, um dos mais importantes campeonatos amadores da América. Referência na formação técnica e na qualificação de profissionais para o mercado de trabalho, a Fundação de Apoio à Escola Técnica prepara-se para fazer história em outro segmento, o futebol.
Vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Faetec será uma das participantes do BA Cup Argentina, um dos torneios mais importantes de futebol amador, que acontecerá de 07 a 13 de dezembro em Buenos Aires. Para representar a instituição, única da rede pública no campeonato, 20 alunos de diferentes unidades da Rede, foram selecionados e treinam juntos desde abril, com o sonho de alcançar o protagonismo também nos gramados.
“Estamos trabalhando muito desde o ano passado, na tentativa de viabilizar essa viagem. Inicialmente,a ideia era disputar um torneio nos Estados Unidos, mas não foi possível. Quando chegou o convite para participar da BA Cup, não hesitamos em apresentar a proposta ao presidente Alexandre Valle, ressaltando a importância deste intercâmbio para além da grade curricular e ele, prontamente, abraçou a ideia para nos ajudar a alcançar esse objetivo”, diz Eduardo Nogueira, professor de Educação Física da unidade Marechal Hermes, que está à frente do projeto.

A Seleção de craques Faetec enfrentará, a partir desta terça, 09 de dezembro, oito adversários de países como Argentina, Chile e Equador. Para os atletas, que nunca viajaram internacionalmente, esta é a chance de mostrar o talento e, quem sabe, atrair a atenção de treinadores e olheiros estrangeiros. Para formar o time, o processo não foi fácil, conforme explica o professor.
“Recebemos mais de 200 alunos de diversas unidades, para a seletiva. Desse filtro, começamos a treinar na UERJ durante a semana e, nos fins de semana, em Quintino. Hoje treinamos duas vezes por semana e a dedicação deles já vale um prêmio, pois eles saem da escola, com uma rotina que sabemos que é pesada, mas que está sendo superada para a realização deste sonho que faz parte do imaginário da maioria desses jovens.”, diz o treinador que conta com uma equipe técnica experiente formada pelos professores Fernando Ribeiro (Quintino), Marcos Jorand (Quintino), Marcelo Miragaya (Ferreira Viana) e Marco Garritano (Quintino).
O sonho começou nesta segunda (08/12) quando a equipe embarcou rumo à Buenos Aires, levando, além da torcida dos pais e responsáveis, a esperança e o orgulho em representar a Rede Faetec. Arthur Pedro Pereira de Araújo, é um dos atletas mais ansiosos e carrega a responsabilidade de fechar o gol.
“Para mim, essa viagem é um grande presente, já que eu estou terminando o Ensino Médio. Sempre tive o sonho de jogar futebol profissionalmente e tive que adiar para dar prioridade aos estudos, então, a Faetec está dando essa oportunidade e, quem sabe eu retome”, diz o goleiro apontado como uma das promessas do time. Um dos grandes incentivadores dos atletas, Alexandre Valle ressaltou a importância da viagem para a formação dos jovens.
“Quando recebemos a proposta, a primeira coisa que fizemos foi avaliar o impacto que este torneio teria para eles enquanto estudantes, e vimos que, para além do futebol, uma paixão nacional, o intercâmbio cultural e o fato de a Faetec ser a única escola presente no campeonato, agregarão valor à vida deles, que poderão viver essa experiência com outros jovens. Este é um ciclo que para eles está apenas começando”, diz o presidente.
Na capital argentina, os atletas, além do campeonato, participarão de seminário sobre futebol e saúde, além de visitar os famosos estádios Monumental e La Bombonera

