Nesta segunda-feira, 14, o SAFERJ (Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), homenageou personalidades que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento do futebol carioca, ao longo da história do esporte no Estado do Rio de Janeiro. O evento, realizado no Hotel Windsor, no Rio de Janeiro, contou com a presença de dezenas de figuras importantes do esporte, entre dirigentes, treinadores e ex-jogadores.
A cerimonia homenageou diversas personalidades com a Medalha Mário Jorge Lobo Zagallo. Entre os homenageados estavam o ex-treinador Carlos Alberto Parreira, o ex-presidente do Fluminense Football Club, Dr. Francisco Horta, o deputado federal José Rocha, o preparador físico Carlos Alberto Lancetta, o radialista e locutor esportivo Luiz Penido e Zico, ex-jogador e ídolo eterno do Flamengo.
— Se hoje estamos aqui, é graças ao doutor Francisco Horta, uma lenda na história do futebol carioca, um dos incentivadores do nascimento desta instituição que luta pelos atletas; Lancetta revolucionou a preparação física no esporte nacional; Penido continua sendo referência no que faz, levando alegria a centenas de milhares de torcedores; doutor José Rocha, com 12 mandatos consecutivos como parlamentar e ex-presidente do Vitória-BA, atua em defesa dos atletas em Brasília há décadas. Parreira é mais um ícone do esporte nacional e Zico é Zico e ponto. Destaco que, além de tudo que fez e faz pelo futebol, Zico é ex-presidente do SAFERJ e parte integrante desta árdua luta – destacou Alfredo Sampaio, presidente do Sindicato dos Atletas.
A medalha leva o nome do carioca Mário Jorge Lobo Zagallo, um dos principais personagens do futebol mundial. Como jogador, Zagallo conquistou cinco títulos cariocas por Flamengo e Botafogo. Pela Seleção Brasileira, foram dois títulos mundiais (1958 e 1962). Como técnico, foi campeão carioca por cinco vezes pelo Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense, campeão brasileiro pelo Botafogo e campeão mundial pela Seleção Brasileira, em 1970, além de coordenador técnico, no título mundial de 94, nos Estados Unidos.
— O SAFERJ desempenha um papel fundamental ao oferecer toda estrutura necessária em termos jurídicos, odontológicos e de treinamentos para os atletas, sendo um grande exemplo e referência para todo o Brasil. Muitos nomes de destaque, que merecem reconhecimento por sua importância para o futebol do Rio de Janeiro, foram homenageados. Gostaria de parabenizar a todos os condecorados por suas contribuições – afirmou Zico
Responsável pela criação do Prêmio do Campeonato Carioca em 1991, que inspirou posteriormente o surgimento da premiação do Campeonato Brasileiro, o SAFERJ iniciou a cerimônia de entrega da Comenda Zagallo em 2022. Na época, a honraria foi concedida aos profissionais Abel Braga, treinador e ex-atleta; Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Rio; José Carlos Araújo, locutor esportivo; professor Paulo Figueiredo, um dos pioneiros na fisiologia esportiva, Felipe Michel, ex-atleta e vereador na cidade do Rio de Janeiro e ao próprio Zagallo.