Considerado um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, Ronaldo Fenômeno é apontado por muitos como o maior brasileiro a atuar no esporte depois de Pelé. Protagonista do Pentacampeonato Mundial da Seleção Brasileira em 2002, o ex-atacante sempre teve um nome forte no futebol e, nos últimos anos, também se aventurou na gestão esportiva, tendo comandado a SAF do Cruzeiro.
Com o objetivo de transformar o futebol brasileiro, Ronaldo chegou a manifestar sua intenção de concorrer à presidência da CBF. No entanto, após enfrentar dificuldades para dialogar com algumas federações estaduais, optou por retirar sua candidatura.
O ex-jogador já havia feito um desabafo em suas redes sociais sobre a resistência que encontrou, mas voltou a falar sobre o assunto durante entrevista ao Charla Podcast. Segundo ele, a estrutura da entidade impede qualquer tentativa de renovação.
“O sistema não deixa”, afirmou Ronaldo, reforçando que percebeu ser praticamente impossível alguém de fora conseguir espaço dentro da CBF.