Raphinha comanda mais uma vitória

Redação

abril 10, 2025

Raphinha comanda mais uma vitória do Barcelona na Liga dos Campeões da Uefa e deixa o time catalão com um pé nas semifinais. Em noite inspirada no Estádio Olímpico Lluís Companys, o camisa 11 brasileiro brilhou ao abrir o placar e dar duas assistências na goleada por 4 a 0 sobre o Borussia Dortmund, nesta quarta-feira (9), no jogo de ida das quartas de final. A atuação dominante do trio ofensivo formado por Raphinha, Lewandowski e Lamine Yamal consolidou a superioridade do Barça, que agora pode perder por até três gols no duelo de volta, na Alemanha, e ainda assim garantir a classificação.

Desde o início da partida, o Barcelona se impôs com agressividade, toques rápidos e movimentação intensa. Aliás, em menos de dez minutos, o time já havia criado três chances claras de gol: duas com Yamal e uma com Lewandowski. A pressão deu resultado aos 24 minutos, quando Cubarsí desviou um escanteio e a bola cruzou a linha lentamente. No entanto, Raphinha, atento, garantiu o gol em cima da linha e ampliou sua marca pessoal na competição com o 12º tento.

Raphinha comanda mais uma vitória

Apesar do domínio territorial e da alta posse de bola, o Barcelona foi para o intervalo com o placar magro de 1 a 0. No entanto, voltou do vestiário ainda mais incisivo. Com menos de dez minutos do segundo tempo, o time catalão acelerou o ritmo. Raphinha, mais uma vez participativo, conduziu jogada pela esquerda, driblou Ryerson e cruzou na medida para Lewandowski marcar o segundo. O camisa 9 polonês, experiente e oportunista, voltou a aparecer pouco depois, ao receber outro passe açucarado de Raphinha e ampliar a vantagem para 3 a 0, finalizando de primeira e sem chances para o goleiro Kobel.

O Borussia Dortmund, atordoado, tentou se reorganizar, mas esbarrou em um sistema defensivo sólido e bem posicionado. Além disso, a equipe alemã não conseguiu repetir o desempenho que a levou até as quartas de final. Mesmo em sua melhor fase ofensiva, esbarrou em Szczęsny, que fez duas boas defesas em sequência. Embora o time alemão tentasse, o domínio permanecia azul e grená.

Raphinha deixa Lamine na cara do gol

Nos minutos finais, o Barcelona seguiu pressionando. Assim, a consagração veio com Lamine Yamal. Aos 83 minutos, o jovem atacante recebeu de Raphinha, invadiu a área e finalizou no canto, fechando o placar em 4 a 0 e levantando a torcida no estádio. O garoto de apenas 17 anos mostrou mais uma vez que está pronto para brilhar entre os grandes. Com isso, o Barcelona consolidou a melhor atuação da temporada em um dos jogos mais importantes do ano.

Treinador alemão faz alerta


Depois do apito final, Hansi Flick manteve os pés no chão. Apesar do placar elástico, o treinador alemão foi direto ao responder sobre a possível classificação antecipada: “Ainda não. Nunca se sabe o que vai acontecer no futebol, porque é um esporte de loucos. Temos que jogar como fizemos hoje. Fazer o que sabemos fazer”, alertou.

O discurso do técnico reforça o foco da equipe para o jogo de volta. Embora a vantagem seja confortável, o treinador não quer ver sua equipe relaxar. Afinal, nas fases finais da Champions, qualquer erro pode ser fatal — mesmo com um resultado tão expressivo no primeiro encontro.

Agora, o Barcelona concentra suas atenções na preparação para o jogo de volta, que acontece na próxima terça-feira (16), no Signal Iduna Park, casa do Borussia Dortmund. Com a classificação muito bem encaminhada, o time espanhol pode, inclusive, poupar alguns jogadores no fim de semana, pelo Campeonato Espanhol, para manter o elenco descansado e evitar lesões.

Com o trio ofensivo vivendo grande fase, especialmente Raphinha, que tem se destacado não apenas pelos gols, mas também pela participação ativa nas jogadas, o torcedor catalão volta a sonhar com um título europeu que não vem desde 2015. A esperança se renova, e o futebol apresentado nesta quarta reforça a confiança na retomada da grandeza do Barça.

Se continuar jogando dessa forma, com intensidade, criatividade e união, o Barcelona pode sim voltar ao topo da Europa. E com Raphinha em noites como essa, o sonho da Champions deixa de parecer distante.