Coluna do Gui Albuquerque: Ô Mané, e o Garrincha?

Gui Albuquerque

outubro 26, 2025

Coluna do Gui Albuquerque: Manoel Francisco dos Santos, também conhecido como a “Alegria do Povo” surgiu no Botafogo na mesma década que, o tijucano, Maracanã. Dois monumentos do futebol mundial que existem muito antes dos “influenciadores” de futebol, do algoritmo e da IA.

Atualmente o click bait está em alta e tem mané que cai! Por isso, estão a torto e a ponta direita postando listas dos melhores e maiores jogadores de futebol da história. Resenha antiga de boleiros à mesa do bar e à mesa redonda. Porém, toda e qualquer lista que elenca os melhores e ou maiores da história sem Garrincha está errada! Se tiver Garrincha e ele não estiver ao lado ou logo abaixo de Pelé pode denunciar o post e seu autor.

A exceção é se a escolha for em busca de um nome. Aí pode ser Pelé, como pode ser Garrincha, não seria nenhuma loucura. Agora se for lista precisa ter Mané. A palavra lista, por definição, é uma série, portanto é obrigatório ter Garrincha! Se a lista incluir gringos, talvez até facilite a vida do anjo das pernas tortas. ATENÇÃO: Lista dos maiores com jogador sem Copa não dá “Ah mas e se for lista dos melhores” os melhores têm Copa ou eram de países sem tradição futebolísticas (única desculpa aceitável). Se não tem copa, está relegado a 2°prateleria.

Garrincha arrastava multidões, eram seguidores reais e não virtuais. Todo mundo é um pouco Mané mas ninguém é um pouco Garrincha… só os Botafoguenses! Já sabe, viu alguma lista sem o Mané comenta: TÁ ERRADO, APAGA!