Uma nova medida para coibir a demora dos goleiros na reposição de bola será adotada no Mundial de Clubes. Testada e aprovada recentemente, a regra estabelece uma contagem regressiva de oito segundos para que o goleiro faça a reposição.
Caso ultrapasse esse tempo, o árbitro concederá escanteio para o time adversário. A iniciativa busca reduzir o desperdício de tempo e tornar o jogo mais dinâmico.
Atualmente, quando um goleiro demora excessivamente para repor a bola em jogo, a regra determina a marcação de um tiro livre indireto, que não pode ser chutado diretamente ao gol. No entanto, essa punição é aplicada raramente pelos árbitros. Com a nova mudança, a FIFA busca tornar a regra mais efetiva e coibir ainda mais a cera dos goleiros no futebol.
Aprovada, a nova regra entra em vigor para o Mundial de Clubes de 2025, quando será testada pela primeira vez. A competição começa no dia 15 de junho. A decisão foi tomada na 139ª Reunião Geral Anual do IFAB, organizada pela Federação de Futebol da Irlanda do Norte.