MP-RJ estará presente em jogos da Libertadores e Sul-Americana para combater atos racistas

Redação

maio 14, 2025

Na tarde desta quarta-feira (14), o MP-RJ anunciou que marcará presença em todas as partidas de Libertadores e Sul-Americana, em ação de prevenção e repressão ao racismo e à xenofobia.

Desse modo, promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor estarão presentes em todos os jogos nos estádios cariocas.

MP-RJ pede condenação de 7 acusados por incêndio no Ninho do Urubu – Jornal dos Sports – Tudo sobre o mundo do esporte

MP-RJ estará em jogos para combater atos racistas

O MP-RJ lançou a campanha ‘Estamos Vigilantes’, onde defende que ‘denunciar é dever de todos’. A iniciativa reúne diversos jogadores dos clubes cariocas, além de torcedores, jornalistas, profissionais de segurança e serviços que atuam nos estádios e promotores de Justiça.

Todos os torcedores que comparecerem às arenas esportivas do Rio de Janeiro terão o Ministério Público ao seu lado, com o objetivo de punir eventuais autores desses atos criminosos e garantir justiça e proteção aos direitos de todos os cidadãos“, disse o procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, idealizador do GAEDEST.

Dessa forma, com a iniciativa, o Ministério Público terá agentes nas arquibancadas e monitoramento pelo circuito interno de câmeras dos estádios.

Assim, em caso de identificação de um ato discriminatório, policiais e seguranças conduzirão o autor ao Juizado do Torcedor. Confirmado o flagrante, a prisão será determinada e iniciado o processo criminal.

Fifa tem endurecido punições em casos de racismo

A campanha acontece em meio ao endurecimento nas punições da Fifa em casos de racismo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jornal dos Sports (@jornal.dos.sports)

Durante o 74º Congresso da Fifa, o Conselho da entidade aprovou por unanimidade a edição revisada do Código Disciplinar, que passará a ser mais rigoroso no combate à discriminação dentro e fora de campo.