Libra e LFU entram em acordo por criação de liga; Flamengo faz jogo duro

Redação

junho 12, 2025

O Campeonato Brasileiro passará a ser organizado pelos clubes que fazem parte da Libra e LFU. Desse modo, as equipes elaboraram um acordo para organizar o mecanismo.

FERJ faz mudanças e Campeonato Carioca terá apenas 10 datas em 2026 – Jornal dos Sports – Tudo sobre o mundo do esporte

Memorando organizado pelos clubes

No entanto, segundo informações do UOL, o Flamengo não planeja assinar o pré-acordo, que conta com regras sobre direitos e afins. A Libra e a LFU trabalharam em conjunto para formar um documento chamado Memorando de Entendimento, o MOU, com a ideia de reunir as regras gerais para uma liga única do Brasileirão.

Desse modo, isso funcionará como um pré-acordo da criação da liga. O documento enviado aos clubes detalha a formação da liga, e prevê que as equipes participem juntas das negociações pelos direitos de TV a partir de 2030.

Assim, o pré-contrato possui receitas definidas por percentuais iguais entre os clubes. Os acordos serão válidos até 2029, antes da obrigação das equipes negociarem em conjunto de 2030 em diante.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jornal dos Sports (@jornal.dos.sports)

Motivo da negativa do Flamengo

Ainda segundo o UOL, a Libra e a LFU levarão o MOU para reuniões durante a semana, mas boa parte dos clubes já teriam concordado com os termos. No entanto, o Flamengo não estaria de acordo.

Isso porque, a diretoria rubro-negra não deseja assinar um documento que obrigue o clube a enquadrar suas receitas do pacote da Liga. Assim, Luiz Eduardo Baptista não deseja entrar em acordos que façam o clube perder dinheiro.

O Flamengo deseja que o acordo com a Liga siga apenas formação de organização e governança. Já a parte comercial não deveria entrar no acordo, sendo itens negociados após o acerto de formação da Liga. Assim, o Rubro-Negro só assinará o pré-acordo quando a parte comercial for excluída do contrato.