A confirmação da vaga do Inter Miami no Mundial de Clubes de 2025 levantou críticas nos Estados Unidos. O site esportivo “The Athletic”, vinculado ao “New York Times”, classificou como “ridícula” a forma como o time de Lionel Messi se classificou para o torneio.
– Messi no Mundial de Clubes faz sentido, mas como ele chegou lá é ridículo — diz o título do artigo publicado.
No último sábado, a Fifa oficializou a participação do Inter Miami no Mundial. A vaga foi assegurada após a equipe conquistar o Supporter’s Shield, troféu dado ao time de melhor campanha na temporada regular da Major League Soccer (MLS). No entanto, o título principal da liga só será definido após os playoffs, que se encerrarão em dezembro.
O artigo do “The Athletic” critica a escolha da Fifa:
— A Fifa nem tenta disfarçar mais. Com a necessidade urgente de fechar acordos de transmissão e atrair grandes patrocinadores nos Estados Unidos, a sutileza foi deixada de lado. Se tudo parece conveniente, é porque realmente é — diz um trecho do texto.
O Inter Miami foi o único clube a se classificar para o Mundial de Clubes com base no desempenho em uma liga nacional, enquanto os outros times garantiram vaga por meio de competições continentais.
Ao anunciar a vaga, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, elogiou a equipe:
— Todos sabemos o quanto Miami é apaixonada por futebol, e o Inter Miami conquistou o apoio além da Flórida com seu estilo vibrante de jogo. Vocês provaram ser o melhor clube dos Estados Unidos. Como um dos maiores clubes do mundo, são merecedores dessa vaga no Mundial de Clubes.
O Inter Miami será o representante oficial dos EUA no Mundial, que ocorrerá em 12 estádios, com a final em Nova York.