Fluminense no Mundial de Clubes: veja o guia completo

Redação

junho 15, 2025

O Fluminense estreia no Mundial de Clubes da FIFA 2025 na próxima terça-feira (17), às 13h (horário de Brasília), contra o Borussia Dortmund, no MetLife Stadium, em Nova York. Após conquistar a Libertadores de 2023 com uma vitória histórica sobre o Boca Juniors, o Tricolor das Laranjeiras embarca para os Estados Unidos com o sonho de se tornar campeão mundial pela primeira vez em sua história centenária.

O Fluminense no Mundial de Clubes

Inserido no Grupo F, o Fluminense terá pela frente, além do gigante alemão Borussia, o Ulsan Hyundai (Coreia do Sul) e o Mamelodi Sundowns (África do Sul). Com um grupo equilibrado, a equipe comandada por Renato Gaúcho precisará mostrar maturidade para avançar às oitavas de final. O regulamento prevê que os dois melhores colocados de cada grupo passam à próxima fase.

O desafio inicial é grande. O Borussia Dortmund, vice-campeão europeu de 2023 e sempre perigoso em torneios internacionais, será o primeiro obstáculo. A partida pode ser decisiva para as pretensões tricolores, já que, em caso de derrota, o caminho até o mata-mata se complica bastante. O Flu encara o Ulsan no sábado (21), às 19h, e fecha a fase de grupos contra o Mamelodi Sundowns na quarta-feira (25), às 16h.

Libra e LFU entram em acordo por criação de liga; Flamengo faz jogo duro – Jornal dos Sports – Tudo sobre o mundo do esporte

Veja o elenco do Fluminense

A preparação do Fluminense para o torneio incluiu reforços estratégicos e o retorno de ídolos. O clube conta com Thiago Silva, que chegou em 2024, logo após brilhar por mais de uma década na Europa, com passagens por Milan, PSG e Chelsea.

No ataque, por outro lado, o principal jogador é Jhon Arias. Além disso, o time ainda conta com Germán Cano, o principal goleador desde 2022, que carrega consigo a responsabilidade de decidir em jogos grandes. Por fim, o Tricolor contou com o reforço de Soteldo, ex-Santos, para o Mundial de Clubes. No entanto, o jogador sofreu uma lesão e está de fora da fase de grupos do torneio.

O provável time titular para a estreia deve contar com: Fábio; Guga, Thiago Silva, Ignacio e Fuentes; Martinelli, Arias e Hércules; Serna, Canobbio e Cano. Boa base do elenco campeão da Libertadores ainda permanece, com ajustes pontuais para dar mais profundidade e repertório ao modelo de jogo apoiado na posse de bola e construção ofensiva.