A Polícia Militar do Rio de Janeiro terá um grande desafio neste sábado (9), com três eventos de grande porte concentrados na região central da cidade: o clássico entre Flamengo e Vasco, o megabloco da cantora Anitta e o desfile das campeãs do Carnaval carioca.
Para garantir a segurança, mais de 4.000 agentes estarão envolvidos nas operações. O megabloco de Anitta começará às 7h, ocupando a Avenida Antônio Carlos e a Rua Primeiro de Março, no Centro. Já o “Clássico dos Milhões” está marcado para as 17h45, no Maracanã. O desfile das escolas de samba vencedoras do Grupo Especial começa às 22h, na Marquês de Sapucaí, na Cidade Nova, a cerca de 5 km do estádio.
A apresentação de Anitta e os desfiles contarão com um efetivo de 3.450 policiais militares, sendo 1.450 no megabloco e 1.500 no sambódromo.
No Maracanã, 670 agentes atuarão na segurança, incluindo policiais do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (Bepe), do Comando de Operações Especiais e do 6º BPM (Tijuca). Serão instalados 25 pontos de bloqueio nos acessos ao estádio para fiscalização dos torcedores com ingresso.
O esquema de segurança do clássico foi definido em reunião com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). A torcida do Flamengo ficará no setor Norte, enquanto a do Vasco ocupará o setor Sul. Os setores Leste e Oeste serão mistos, seguindo o padrão dos clássicos cariocas.
Além disso, 520 policiais militares atuarão nos desfiles na Avenida Intendente Magalhães, em Vila Valqueire, onde se apresentam as escolas de samba das divisões de acesso.
As operações contarão com suporte tecnológico, incluindo câmeras e drones com reconhecimento facial. Durante o Carnaval, esse sistema identificou 12 foragidos da Justiça.
Entre as equipes especiais mobilizadas estão o Grupamento Aeromóvel (GAM), o Regimento de Polícia Montada (RPMont), o Batalhão Especial de Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom), o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e o Batalhão Tático de Motociclistas (BTM).