Flamengo empata com o Ceará, mas segura a liderança do Brasileirão

Redação

agosto 3, 2025

Em uma Arena Castelão completamente lotada, o Flamengo empatou por 1 a 1 com o Ceará neste domingo (3), pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo com o tropeço fora de casa, o time carioca segurou a liderança da competição graças ao saldo de gols superior ao do vice-líder Cruzeiro e a um jogo a menos disputado. A equipe comandada por Filipe Luís soma agora 37 pontos e mantém o controle da tabela, enquanto se divide com o foco na decisão da vaga na Copa do Brasil.

Flamengo domina o primeiro tempo e sai na frente

Com um futebol mais leve e ofensivo, o Flamengo começou o duelo com iniciativa e criou as melhores chances durante o primeiro tempo. Apostando no lado direito do campo, o time explorou as subidas de Emerson Royal, estreante da noite, e de Plata, que se movimentou bastante. Logo aos 10 minutos, o equatoriano arriscou de fora da área e exigiu grande defesa do goleiro Bruno Ferreira.

Apesar do volume de jogo rubro-negro, o Ceará respondeu de forma perigosa aos 17 minutos, com Pedro Henrique avançando pela direita e finalizando forte para boa intervenção de Rossi. Mesmo assim, a superioridade do Flamengo era clara, e ela foi convertida em gol aos 36 minutos.

Uma publicação compartilhada por Jornal dos Sports (@jornal.dos.sports)

Léo Ortiz encontrou Plata com um lançamento na medida. O atacante escorou de cabeça e deixou Arrascaeta livre para finalizar de primeira, com a perna esquerda. Com o gol, o uruguaio chegou a dez na competição e, de quebra, celebrou um momento pessoal especial — em junho, ele anunciou que será pai pela primeira vez. No entanto, o desgaste físico pesou. Arrascaeta sentiu dores na parte posterior da coxa esquerda e deixou o campo no intervalo, dando lugar ao espanhol Saúl.

Ceará cresce no segundo tempo e busca o empate

O técnico Léo Condé voltou do intervalo com postura mais agressiva. As entradas de Lucas Mugni e Aylon deram novo fôlego ao Ceará, que cresceu em intensidade e volume ofensivo. O time quase empatou aos nove minutos: Mugni cabeceou no travessão e, na sequência, Rossi salvou o Flamengo ao defender o chute de Aylon.

A pressão aumentou, e o gol de empate veio aos 21 minutos. Mugni cobrou escanteio com precisão e, aproveitando a saída equivocada de Rossi, Pedro Raul subiu mais alto do que os zagueiros e testou firme para o fundo da rede. Era o 1 a 1, justo pelo que o Ceará produzia no segundo tempo.

Filipe Luís, então, buscou soluções no banco para conter o ímpeto cearense. Allan substituiu Jorginho, e Juninho entrou na vaga de Bruno Henrique. Logo depois, Varela assumiu o lugar de Emerson Royal e Victor Hugo entrou no lugar de Plata.

Samuel Lino lamenta gol perdido em derrota do Flamengo para o Atlético-MG – Jornal dos Sports – Tudo sobre o mundo do esporte

Apesar da queda de ritmo, o time visitante conseguiu neutralizar o adversário na reta final e garantiu ao menos um ponto fora de casa. O Ceará, por sua vez, manteve sua campanha regular e chegou a 22 pontos, ainda longe do G6, mas também distante da zona de rebaixamento.

Próxima parada: decisão na Copa do Brasil

Apesar do resultado, o Flamengo não apenas segurou a liderança como também conseguiu preservar peças importantes pensando no confronto decisivo contra o Atlético-MG pela Copa do Brasil.

A partida de volta das oitavas de final está marcada para a próxima quarta-feira (6), na MRV Arena, em Belo Horizonte. O Rubro-Negro precisa vencer por dois gols de diferença para avançar diretamente ou por um gol para levar a decisão aos pênaltis, já que perdeu o jogo de ida por 1 a 0 no Maracanã.

Após o duelo pela Copa do Brasil, as duas equipes voltarão a campo pelo Campeonato Brasileiro apenas no próximo fim de semana. O Flamengo receberá o Mirassol, no sábado (9), no Maracanã.