Flamengo celebra suspensão de novos gramados sintéticos no futebol brasileiro

Redação

dezembro 12, 2025

Na tarde desta sexta-feira o Flamengo emitiu uma nota oficial comemorando a decisão de clubes da Série A, que pediram à CBF que suspenda novos gramados sintéticos no Brasil até que haja um estudo.

Em Conselho Técnico nesta quinta, dirigentes se colocaram contrários à utilização desse tipo de campo. O Rubro-Negro resumiu a medida como o “fim de uma era de atraso”, mas não há uma decisão final sobre o assunto.

“O Flamengo congratula a CBF por liderar o debate técnico – incluindo o ritmo de jogo e as vantagens competitivas desleais – e, mais crucialmente, por abrir o caminho para um modelo de governança robusto que permitirá a transição obrigatória para o gramado natural em todos os clubes da elite. O ano de 2026 será o marco da retomada da excelência brasileira, onde o campo poderá ser, finalmente, uma superfície aliada do talento e da técnica, e não um empecilho a ser superado”, escreveu o Flamengo em nota.

Proposta protocolada pelo Flamengo

Nesta semana, o Flamengo protocolou uma proposta junto à CBF para melhoria e padronização dos gramados no futebol brasileiro. Um dos pontos apresentados é o fim dos campos sintéticos, que vão aumentar no Brasileirão 2026.

Assim, a maioria dos clubes pediu à CBF que suspenda a homologação de novos gramados sintéticos até que um estudo aconteça e que haja uma definição sobre o assunto. Uma decisão passaria por possível veto, com transição obrigatória para que clubes se adequem e usem campos naturais.