Na manhã desta quarta-feira (11), os clubes do Rio chegaram a um acordo para o novo formato do Campeonato Carioca 2026. Desse modo, a próxima edição tem início previsto para o dia 21 de janeiro e terá redução de 15 para 10 datas no calendário.
Assim, agora serão seis datas na fase de grupos e mata-mata em quatro outras datas. Uma outra novidade será a final em jogo único. Desse modo, durante a reunião na FERJ, o presidente Rubens Lopes explicou que a diminuição de jogos tem como objetivo evitar o acúmulo de partidas em intervalos curtos.
“Vamos reduzir essas datas para que os clubes possam começar o campeonato com sua força máxima. O calendário nacional termina dia 21 de dezembro. Tem férias dos atletas, está em negociação, mas tem pré-temporada. Não adianta querer começar o campeonato dia 10 de janeiro. Então imaginamos jogar esse campeonato entre 11 e 10 datas. Depois de algumas ponderações, resolvemos que esse campeonato será realizado em 10 rodadas“, destacou Rubens.
Uma publicação compartilhada por Jornal dos Sports (@jornal.dos.sports)
Confira os novos regulamentos do Carioca 2026:
- Dois grupos com seis clubes em cada e seis datas disponíveis para fase de grupos. Cada clube joga com os seis adversários do outro grupo em turno único.
- Os quatro melhores colocados de cada grupo avançam às quartas de final, disputada em jogo único.
- Os quatro vencedores jogam as semifinais, com jogos de ida e volta.
- Os quatro perdedores das quartas de final disputam a Taça Rio
- Final em jogo único.
Grupos já definidos:
Grupo A:
- Fluminense
- Vasco
- Volta Redonda
- Sampaio Corrêa
- Portuguesa
- 1º colocado Série A2 de 2025
Grupo B
- Flamengo
- Botafogo
- Madureira
- Maricá
- Boavista
- Nova Iguaçu
Assim, para não haver repetição de confrontos em relação à primeira fase, os clubes definiram que os quatro melhores colocados enfrentarão os adversários do mesmo grupo nas quartas de final. Desse modo, o líder duela contra a equipe da quarta melhor campanha, e o segundo colocado encara o terceiro.

