O Athletic, de São João del-Rei, está vivendo um momento de transformação com a chegada de novos investidores ligados ao atacante Vini Jr. A principal mudança é a nomeação de Rodolfo Canavesi como CEO do clube, de acordo com “Itatiaia.
No entanto, em segundo o GE, a compra foi suspensa pela justiça.

Fotos: Thiego Mattos/Athletic Club
De acordo com o portal a Tiberis Holding, sócia italiana minoritária no projeto, acionou a F&P Gestão Esportiva na Justiça, alegando falta de legalidade da venda de ações da empresa controladora para a All Agenciamento Esportivo, representada por Thássilo Soares, empresário do atacante Vini Jr, do Real Madrid e Seleção Brasileira.
O juiz da 2ª Vara Empresarial e Conflitos de Arbitragem da Comarca de São Paulo, Eduardo Palma Pellegrinelli, concedeu liminar que suspende os efeitos da venda das ações da F&P Gestão Esportiva para Thássilo Soares. A decisão determina a citação dos responsáveis pela empresa controladora, Fábio Mineiro e Jean Pierre Fernandes, que terão 15 dias para apresentar a defesa.
A reestruturação do clube faz parte do projeto de Thássilo Soares, ex-assessor de imprensa de jogadores como Adriano, Ibson e Toró. Conhecido como Tatá, ele esteve presente na Gávea nos anos 2000 e construiu forte laço com o meio esportivo. Hoje, é um dos empresários de Vini Jr e, junto com o atacante do Real Madrid, adquiriu o Athletic e o Alverca SAD, de Portugal.
Para a presidência da SAF do Athletic, Thássilo nomeou seu irmão, Thales Soares, jornalista com passagens pelo Grupo Globo e outros veículos. Ele assumirá o cargo oficialmente no dia 25 de fevereiro, substituindo Fábio Mineiro, que passará a ser diretor de futebol.
A nova composição societária do Athletic SAF ficaria assim:
• 53,5% – Thássilo Soares
• 10% – Fábio Mineiro e Pierre Fernandes (F&P Gestão Esportiva)
• 19,5% – Tiberis Holding
• 7% – Lagos de Minas
• 5% – Associação
• 5% – Construtora Felipão
Ex-jornalistas da Globo e polêmica com Marcos Braz
Outro nome envolvido na gestão de SAFs é Eduardo Peixoto, conhecido como Peixoto, amigo de longa data de Thássilo Soares. Ex-jornalista do Grupo Globo, ele é assessor de imprensa, marketing e comercial de Vini Jr e, recentemente, assumiu o cargo de CEO do América-PE, que também passou a ser SAF.
A relação de Peixoto com o futebol não é recente. Em 2021, ele foi nomeado para um cargo na Câmara do Rio de Janeiro pelo vereador Marcos Braz, atual vice-presidente de futebol do Flamengo. À época, o próprio jornalista afirmou que havia sido convidado por Braz, mas que ainda estava “pensando no caso” quando acabou sendo nomeado. Pessoas próximas ao dirigente alegaram que a nomeação foi fruto de uma “confusão”, segundo reportagem do “UOL”.
Além do investimento no Brasil, Thássilo Soares e Vini Jr também se tornaram sócios majoritários do Alverca SAD, de Portugal, clube que estava sob o controle do empresário mineiro Bruno Vicintin. A aquisição faz parte de um projeto mais amplo de expansão no futebol, conectando mercados estratégicos e fortalecendo a formação de atletas.