Nesta última quinta-feira, a Conmebol, por meio de sua série animada NOTIFUT, apresentou um episódio especial intitulado “Cartão vermelho à violência e ao racismo”, onde reafirmou seu compromisso com a construção de um futebol mais respeitoso e livre de violência.
No episódio, a misteriosa ausência de Glória Eterna suscita a reflexão de que o racismo e a violência mancham a essência do esporte. Rogélio Directo, um dos personagens mais queridos da série, se torna um titã na expulsão dos infratores.
Desse modo, no segmento “O Goleiro”, um convidado especial faz uma reflexão sobre a importância de não julgar as pessoas pela cor da pele, por sua nacionalidade, etnia, ou simplesmente por serem diferentes. Lembrando a todos que existem preconceitos que são inaceitáveis e que a tristeza que eles produzem ofusca a alegria do jogo.
Assim, no final, Glória Eterna retorna ao NOTIFUT com uma mensagem clara: A verdadeira Glória Eterna só é alcançada por meio do compartilhamento do respeito e da alegria.
Conmebol busca conscientizar crianças e torcedores
Desse modo, com o episódio, a Conmebol busca conscientizar crianças, famílias, torcedores e comunidades do futebol em toda a América do Sul, transmitindo a mensagem de que a violência e racismo não têm lugar dentro ou fora do campo.

