Nesta última segunda-feira, a Ferj realizou o Conselho Arbitral e definiu o regulamento do Campeonato Carioca 2026. Apesar do calendário reduzido, as grandes equipes do torneio precisarão atuar com o time principal a partir da terceira rodada da competição.
Assim, a medida dá mais tempo para que os clubes possam realizar pré-temporada com seus jogadores principais. Um exemplo é o Flamengo que, caso conquiste a Libertadores, terá que jogar o intercontinental em dezembro, fazendo com que as férias dos atletas de prolonguem. Caso não atuem com os nomes principais na terceira rodada, as equipes podem sofrer punições com perdas de cotas.
Carioca terá novo formato
Desse modo, o Carioca 2026 terá um novo formato, que dividirá os 12 participantes em dois grupos, cada qual com duas equipes grandes e quatro pequenos, com cruzamento fora dos grupos.
Os oito melhores avançam para as quartas de final, que acontecerá em partida única. A semifinal será em dois jogos. E a decisão será em jogo único no Maracanã.
Grupo A: Fluminense, Vasco da Gama, Volta Redonda, Sampaio Corrêa, Portuguesa e Bangu.
Grupo B: Flamengo, Botafogo, Madureira, Maricá, Boavista e Nova Iguaçu.
Valores das premiações
Dessa forma, em caso de não entrarem com seus principais jogadores os clubes poderão sofrer punições com perda de cotas. A Ferj ainda não definiu os valores das premiações,as informou que será utilizado um modelo semelhante ao da Copa do Brasil.

