CBF divulga áudio do VAR em pênalti não marcado em Botafogo x Flamengo: “contato insignificante”

Redação

outubro 16, 2025

Na noite desta quarta-feira, uma nova polêmica com a arbitragem tomou os torcedores do Flamengo de revolta. Isso porque, o árbitro Alex Gomes Stefano não marcou um pênalti para o Rubro-Negro. Após a partida, a CBF divulgou a análise do VAR do clássico.

Filipe Luís elogia Pedro, mas evita cravar atacante como titular: “o campo fala” – Jornal dos Sports – Tudo sobre o mundo do esporte

“Contanto insignificante”

Assim, na análise da possível penalidade, o VAR considerou que houve “contato insignificante de jogo” em pisão de Allan em Luiz Araújo no primeiro tempo. Logo depois, Emerson Royal e Santo Rodriguez levaram amarelo por se envolverem em uma confusão. A CBF divulgou a revisão apenas do primeiro lance.

Dessa forma, estavam envolvidos na arbitragem do clássico os assistentes Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR), o 4º árbitro Lucas Paulo Torezin (PR), o VAR Rodolpho Toski Marques (PR) e os auxiliares do VAR Diogo Carvalho Silva (RJ) e Diego Pombo Lopez (BA).

Confira o diálogo:

Auxiliar: Melhor parar, Alex

Checagem é iniciada

Auxiliar: Jogador do Flamengo toca a bola e o jogador do Botafogo apenas pisa no pé dele. É dentro da área.

Auxiliar: Qual a narrativa do campo?

Alex: Contato normal de jogo, Ricardo. Teve uma disputa lateral que teve uma entrada por baixo que não foi nada faltoso para mim. Analisa onde que a bola foi, se a posse era da defesa ou ataque.

Auxiliar: Vejo um contato muito leve. Não vejo um pisão claro, ele visa a bola e nem tinha mais a possibilidade de seguir. A jogada não é impactada por esse contato, correto?

Alex: Correto

Auxiliar: Tudo checado, pode seguir. Tem um contato leve que não impacta na ação de sequência da jogada, ele não tinha nem possibilidade de pegar a bola mais à frente, era um contato insignificante de jogo.

Com a vitória, o Flamengo foi aos 58 pontos, ficando três atrás do Palmeiras. Dessa forma, as equipes se enfrentam em confronto direto no domingo, às 16h, no Maracanã, em jogo que vale a liderança do Brasileirão.