CBF altera calendário e Flamengo se diz prejudicado com mudanças – entenda

Redação

agosto 25, 2025

Neste último sábado (23), a CBF anunciou mudanças no calendário do futebol brasileiro. Assim, a tomada de decisão da entidade irritou dirigentes do Flamengo, já que a Confederação antecipou o fim do Brasileirão para 7 de dezembro e adiou a final da Copa do Brasil para o dia 21 do mesmo mês. O Rubro-Negro havia sido consultado sobre a eventual mudança e, na ocasião, se posicionou contra a ideia.

Isso porque, desde a eliminação na Copa do Brasil, o Flamengo planejava contar com algumas semanas livres durante as fases finais da competição para poder melhorar a preparação para a reta final do Brasileirão e Libertadores.

Filipe Luís destaca sempre ter que enfrentar “melhor versão dos rivais” com o Flamengo – Jornal dos Sports – Tudo sobre o mundo do esporte

Motivos do Flamengo não ter gostado da mudança:

  • O Rubro-Negro já tinha se organizado para ter quatro períodos sem jogos, onde focaria na recuperação dos atletas e treinos;
  • O clube enxergou a mudança como um favorecimento ao Cruzeiro, que será o único clube com esse período para descanso e preparação nas semanas da Libertadores;
  • O Flamengo também se incomodou com uma mudança tão grande, enquanto vê resistência da CBF para outros pedidos, como alteração em horários de jogos;
  • A diretoria rubro-negra também acredita que a CBF errou ao montar o calendário da temporada sem levar em consideração que os últimos seis campeões da Libertadores foram brasileiros, podendo ter alta probabilidade de uma sobreposição de datas.

Flamengo planeja se manifestar publicamente

Segundo a Band Sports, no sábado (23), o presidente Bap se encontrou com o presidente Samir Xaud, da CBF, e reclamou da mudança, já que o Rubro-Negro havia se mostrado contrário à alteração.

Agora, o Flamengo planeja manifestar publicamente sua insatisfação com a confederação em nota oficial após a partida desta segunda (25), contra o Vitória. Há também a expectativa de que Filipe Luís comente sobre o assunto em coletiva.

Lembrando que o Flamengo é o atual líder do Brasileirão, com 43 pontos, dois pontos a mais e um jogo a menos que o Cruzeiro. Já o Palmeiras é o terceiro colocado, com 39 pontos, mas com uma partida a menos.