O técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, visitou na manhã deste sábado (31) o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Acompanhado de membros da comissão técnica e da CBF, o italiano realizou um dos seus desejos pessoais desde que aceitou o desafio de comandar a Seleção Brasileira: conhecer de perto o monumento brasileiro.
A presença de Carlo Ancelotti no topo do Corcovado, no entanto, não passou despercebida. Assim que foi reconhecido, uma multidão de cariocas e turistas se formou ao redor do treinador. Muitos passaram a exaltar e tirar fotos com o novo comandante da Amarelinha. Ancelotti, sorridente, não economizou simpatia, posou para selfies, acenou e demonstrou, mais uma vez, seu desejo de se conectar com a cultura brasileira.
A bênção e a conexão espiritual
Durante a visita, Carlo Ancelotti recebeu a bênção do reitor do Santuário, Padre Omar. No encontro, eles conversaram sobre o prefácio que Ancelotti escreveu para o livro “Más allá de los límites – El deporte según el Papa Francisco”, de autoria do Papa Francisco. O tema da obra gira em torno dos valores do esporte segundo a visão papal. O momento foi simbólico.
Olhar para o passado, pensar no futuro
Logo após a visita ao Cristo Redentor, Ancelotti e sua comitiva desceram até o Mirante Dona Marta, de onde tiveram uma vista privilegiada da cidade maravilhosa. De lá, observaram pontos históricos e simbólicos, como o Pão de Açúcar. Além disso, viu dois locais que carregam peso especial na história do futebol brasileiro: o Estádio das Laranjeiras, palco do primeiro jogo da Seleção Brasileira em 1914, e o imponente Maracanã.
Uma semana de imersão total de Carlo Ancelotti no futebol brasileiro
A visita ao Cristo encerrou uma semana intensa de atividades para Carlo Ancelotti em seu início de trabalho à frente da Seleção Brasileira. Desde sua chegada ao país, no último domingo (25), o italiano tem se mostrado incansável na missão de se ambientar, conhecer as estruturas, dialogar com dirigentes e se aproximar do ambiente do futebol nacional.
Na segunda-feira (26), foi oficialmente apresentado como treinador da Seleção. Logo em seguida, anunciou sua primeira lista de convocados para os jogos contra Equador e Paraguai, válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O anúncio gerou repercussão, principalmente pela mescla entre jovens promessas e jogadores experientes, um traço que marca sua carreira.
No dia seguinte, Ancelotti marcou presença no Estádio Nilton Santos, para acompanhar o jogo entre Botafogo e Universidad de Chile, pela Libertadores. Na quarta-feira (28), conheceu as instalações da Granja Comary, em Teresópolis, centro de treinamento da Seleção, e, no mesmo dia, foi ao Maracanã assistir Flamengo e Deportivo Táchira, também pela competição continental.
Os próximos passos de Carlo Ancelotti
A partir desta segunda-feira (2), Carlo Ancelotti inicia oficialmente os treinamentos com os jogadores convocados. O primeiro desafio será fora de casa, no dia 5 de junho, contra o Equador, em Guayaquil. Na sequência, o compromisso será em território nacional, no dia 10, contra o Paraguai, na Neo Química Arena, em São Paulo.

