Uniformizando processos entre as categorias de base e profissional, o Botafogo realizou a contratação de 13 novos atletas para a categoria Sub-20 nesta janela de transferências. Seguindo o plano de reestruturação da base, o Glorioso foi forte no mercado, buscando a contratação de peças-chave para a composição do elenco que disputa o Estadual e o Torneio OPG nesta temporada e já planeja a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2025.
O destaque ficou por conta do atacante Weliton, artilheiro do Flamengo na Copinha 2024 e campeão da Libertadores Sub-20. Ele pertence ao Juventude e estava emprestado ao Rubro-Negro, que não exerceu direito de compra.
Diretor de Futebol de Base, Léo Coelho detalhou o processo diagnóstico realizado em sua chegada.
“As alterações na gestão das categorias de base se iniciarem com a minha chegada, que coincidentemente ocorreram na mesma semana do início do Campeonato Brasileiro Sub-20. Ou seja, o campeonato estava em andamento, o trabalho vinha sendo realizado e a equipe já estava montada. Sendo assim, inicialmente fizemos um diagnóstico geral. A partir desse diagnóstico, começamos a identificar o que poderia ser feito em relação à metodologia de trabalho e quanto a equipe em si. A partir do meio do campeonato, a partir da décima rodada, começamos a efetuar as trocas. Houve alterações de comissão técnica e de atletas, passando por uma ressignificação do trabalho como um todo. Como era um período em que ainda estávamos fazendo o diagnóstico, pudemos aproveitar para monitorar o mercado na busca de potenciais atletas para uma captação assertiva. Nos dois últimos meses intensificamos a chegada de atletas para finalizarmos o ano com a base solidificada e já montada para iniciarmos o trabalho do próximo ciclo”, completou.
Léo ainda destacou a forte janela de transferências realizada pela base alvinegra.
“A importância dessas contratações é enorme. Ela passa uma mensagem muito forte para o mercado de que as categorias de base do clube passam por uma mudança, um momento de transformação. Essa transformação, que busca o protagonismo e a excelência, que a equipe profissional vem conquistando nos últimos anos. Esse trabalho é fruto de planejamento, processo e a busca constante de melhorias que mostra seu resultado nas grandes contratações feitas para a primeira equipe e que, consequentemente, também vêm obtendo êxito nos resultados esportivos. Com a mesma gana e objetivos conseguimos também, para as categorias de base, realizar uma janela agressiva e pontual. Mas vale lembrar que nas categorias de base, além dos êxitos esportivos, a prioridade é na formação de talentos e, para isso, temos que buscar e sermos assertivos na captação das melhores pedras brutas para que possamos transformá-las em joias preciosas. Esse é e será foco do nosso trabalho para que a gente possa entregar atletas mais prontos para a primeira equipe e continuar buscando esse protagonismo a nível nacional e mundial cada vez com atletas formados em casa”, exaltou o Diretor de base.
Fechando a janela de transferências, o Glorioso anunciou a chegada de Lucas Camilo, meio-campista de 18 anos, campeão Sul-Americano com a Seleção Brasileira, e Weliton, atacante de 19 anos, artilheiro da última Copinha, para reforçar a equipe Sub-20. A dupla se junta aos recém-contratados Ryan, zagueiro de 19 anos, Paulo Gustavo, volante de 19 anos, Josimar, volante de 18 anos, e Kayki Santos, atacante de 18 anos.
Confira todas as contratações realizadas nesta janela:
Luiz Fabiano – Goleiro
Kauã Branco – Zagueiro
Ryan – Zagueiro
Pimenta – Zagueiro
João Pedro – Zagueiro
Josimar – Volante
Murilo – Volante
Kaio – Volante
Paulo Gustavo – Volante
Lucas Camilo – Meio-campista
Lucas Santos – Atacante
Kayki Silva – Atacante
Weliton – Atacante
*Texto e fotos retirados do site oficial do Botafogo