Bap vence a eleição para a presidência do Flamengo

Redação

dezembro 10, 2024

Luiz Eduardo Baptista, o Bap assume a presidência do Flamengo com promessa de profissionalizar gestão e enfrentar desafios estruturais

Novo líder para um novo ciclo


Luiz Eduardo Baptista, conhecido como Bap, foi eleito presidente do Flamengo para o próximo triênio, até o final de 2027, em uma votação histórica realizada na sede da Gávea, no Rio de Janeiro. Representando a oposição, o empresário conquistou 1.731 votos (53,1% dos válidos), superando Rodrigo Dunshee, da situação, que obteve 1.166 votos (35,8%), e Maurício Gomes de Mattos, outro candidato oposicionista, que somou 363 votos (11,1%).

A eleição reuniu 3.272 eleitores, o maior número já registrado na história do clube, consolidando o evento como uma das mais expressivas demonstrações de democracia rubro-negra. Bap sucede Rodolfo Landim, encerrando uma era marcada por conquistas e desafios, com o compromisso de levar o Flamengo a um novo patamar.

“Poder ter essa festa da democracia rubro-negra, com mais de três mil sócios comparecendo e vencermos com propostas claras, é fantástico. Tenho certeza de que vamos mudar o Flamengo de patamar novamente. Saudações rubro-negras”, declarou Bap após o resultado.

Bap: compromisso com mudanças estruturais


Luiz Eduardo Baptista tem um histórico de contribuição ao clube, sendo parte do grupo que assumiu o Flamengo em 2013 com Eduardo Bandeira de Mello. Ele ocupou cargos importantes, como vice-presidente de Marketing e de Relações Externas, além de presidir o Conselho de Administração nos últimos anos. No entanto, rompeu com a gestão Landim em 2022, estabelecendo uma postura crítica e defendendo maior profissionalização.

Um dos principais compromissos de sua campanha foi a condução responsável da construção de um estádio próprio para o Flamengo, sem que isso implique a transformação do clube em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Durante o debate promovido pelo GLOBO, Bap classificou a atual abordagem da situação como uma “armadilha” e destacou a necessidade de crescimento sustentável das receitas.

“Temos um desafio enorme na construção do nosso estádio e outro ainda maior: manter a performance esportiva sem virar SAF. Para isso, precisamos de um plano de crescimento consistente”, afirmou Bap.

Foco em gestão profissional e esportiva


O novo presidente também enfatizou a importância de profissionalizar o futebol e outros departamentos do Flamengo. Ele garantiu que um diretor técnico altamente qualificado será responsável por toda a operação esportiva.