O sonho de acompanhar de perto a final da Champions League virou pesadelo. A agência de turismo, Outsider Tours, responsável pela venda de pacotes e ingressos para o jogo entre PSG e Inter de Milão, não entregou os ingressos prometidos aos clientes, que desembolsaram até R$ 45 mil para garantir a entrada no estádio Allianz Arena. O caso ganhou repercussão nas redes sociais e deve parar na Justiça.
Entre os prejudicados está João Guimarães, da página @sportresenhaoficial no Instagram, que hoje soma 134 mil seguidores. Ele viajou até a Alemanha para acompanhar a decisão, mas viu seu plano desmoronar poucas horas antes da partida.
O relato escancara o drama vivido por João e outros clientes. Segundo ele, a Outsider Tours ofereceu duas formas de pagamento: R$ 18 mil parcelado por ingresso ou R$ 15 mil à vista. Optando pelo pagamento à vista, João fechou a compra de três ingressos, pagando inicialmente R$ 15 mil de sinal, seguido de mais R$ 30 mil para quitar o valor total.
Expectativa de segurança virou frustração com agência de turismo
Com o contrato formalizado, os compradores receberam orientações para baixar o aplicativo oficial da UEFA, preencher seus dados e aguardar o recebimento dos ingressos digitais. A promessa da Outsider Tours era de que os bilhetes seriam disponibilizados até 48 horas antes da partida, que aconteceu neste sábado (31), às 16h (horário local).
A escolha por uma agência especializada, segundo João, foi justamente para garantir mais segurança e evitar riscos comuns na compra de ingressos de terceiros. Inclusive, a empresa chegou a oferecer um upgrade para a categoria 3 dos ingressos, mediante o pagamento adicional de R$ 5 mil por ingresso, proposta que ele recusou.
Porém, conforme o horário da decisão se aproximava, a ansiedade deu lugar à apreensão. A informação era de que os ingressos chegariam até as 14h de Munique (9h da manhã no Brasil). Mas o relógio passou, e os ingressos não chegaram.
Falta de resposta e desespero
Diante do atraso, João e seus companheiros tentaram contato com a Outsider Tours, mas encontraram uma comunicação extremamente difícil. Mensagens sem resposta, ligações não atendidas e uma sensação crescente de que algo estava errado.
“O desespero bateu quando deu 15h30, e eles simplesmente não respondiam mais. Foi aí que decidimos expor a situação no Instagram, falando sobre um possível golpe, porque tínhamos pago e eles tinham sumido”, relata João Guimarães.
Sem alternativas, o grupo se dirigiu até os arredores da Allianz Arena, na esperança de algum desfecho positivo. E, de fato, um dos responsáveis pela Outsider Tours apareceu. Mas a notícia foi devastadora.
Fornecedor da agência de turismo “vendeu os ingressos”
Segundo relato de João, o dono da Outsider Tours informou que não conseguiria entregar os ingressos devido a “problemas operacionais”. De acordo com ele, o fornecedor que repassaria os bilhetes teria vendido os ingressos a terceiros, deixando os compradores na mão — a menos de uma hora do jogo.
Ainda segundo João, o empresário prometeu fazer o estorno do valor pago, mas, no momento em que foi solicitado que a transferência fosse feita ali mesmo, ele afirmou que não estava com o celular em mãos e, portanto, não poderia fazer o pagamento naquele momento. Depois disso, parou de responder às mensagens e telefonemas.
Prejuízo com a Outsider Tours não foi isolado
A situação vivida por João Guimarães não foi um caso isolado. Nos arredores do estádio e nas redes sociais, outros brasileiros relataram terem passado pelo mesmo problema com a Outsider Tours. Pelas estimativas dos próprios prejudicados, ao menos 10 pessoas ficaram sem ingresso, embora o número possa ser ainda maior.
“Além dos R$ 45 mil que pagamos, ainda tem os danos morais, emocionais e profissionais, porque estávamos lá também para trabalhar na cobertura da final. Vamos entrar na Justiça, pelo menos para recuperar o dinheiro”, desabafa João. A intenção é acionar a Justiça brasileira por meio de um processo que envolve tanto a devolução do valor pago quanto uma possível indenização por danos morais.
Caso repercute nas redes, mas Outsider Tours não se posiciona
Logo após tornarem pública a situação, os relatos se espalharam rapidamente nas redes sociais, especialmente na página @sportresenhaoficial, de João, que tem grande alcance entre fãs de futebol. Comentários de outros seguidores indicam que situações semelhantes já aconteceram com a empresa em eventos anteriores.
Procurada pelo JS, a Outsider Tours não se posicionou até a postagem. O espaço segue aberto.